CAVERNA, REFÚGIO PARA OS QUE SE ESCONDEM

Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. (Isaías 12: 2)

A Bíblia nos fala a respeito do Profeta Elias, homem de Deus, servo fiel que pregava a
Palavra com intrepidez e mão forte. Elias foi um Profeta que orava ao Senhor, e as respostas
eram imediatas. Orou para que não chovesse e assim aconteceu, orou ao Senhor para que
mandasse fogo para o altar e assim aconteceu, derrotou os 450 profetas de Baal (deus dos
Cananeus e Fenícios) que era adorado por Jezabel esposa de Acabe, Rei de Israel, povo de Deus.
Foi alimentado por corvos com pão e carne, foi sustentado por uma viúva e muitos outros
acontecimentos ocorreram em sua vida.

O Profeta teve experiências incríveis com o Senhor. No entanto, ao receber as ameaças de
uma rainha má chamada Jezabel, que havia jurado tirar-lhe a vida, pois ficou indignada por
Elias ter derrotado os seus profetas no Monte Carmelo, visto que tinha mostrado a todos quem
era o verdadeiro Deus, temeu.

A nova realidade era como se o cenário de sua vida tivesse desmoronado. Elias perdeu a
esperança, seu semblante caiu, entrou em depressão, queria morrer. Em 1 Reis se confirma: Ele,
porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um
zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha
vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1 Reis 19:4)

Contudo, um anjo foi ao seu encontro e levou pão cozido sobre as brasas e uma botija de
água ao Profeta. O anjo pediu para que o mesmo levantasse e comesse. (1 Reis 19:5) Elias
levantou, comeu e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites, até
Horebe, o monte de Deus. Elias estava preocupado com as ameaças da rainha, porém não
atentou que o Deus a quem servia, era o Todo Poderoso Criador do Céu e da Terra, capaz de
derrotar qualquer gigante. O DEUS EU SOU!

A caverna, lugar escuro e sombrio, foi o lugar que Elias procurou como refúgio e ao se
deparar com a nova realidade em achar que estava só, a sua reação foi de se esconder… Talvez
para esquecer os problemas, fugir da situação difícil que sua vida se encontrava. Mas Deus é
quem nos levanta e nos coloca de pé. O Senhor tira as escamas que impedem os nossos olhos de
ver além do que podemos imaginar. Ele, o Senhor é quem nos permite enxergar com os olhos da
fé, pois o nosso futuro está em suas mãos. Deus nos faz ver que não estamos sós, pois as mesmas
dificuldades que enfrentamos na vida, muitos espalhados pelo mundo, também passam. Nós não
somos os únicos que passamos por sofrimentos. O Senhor Jesus falou que no mundo passaríamos
por aflições, mas era preciso ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

É assim que Deus faz conosco no momento em que estamos atravessando situações
difíceis, muitas vezes a reação é dormir, esconder-se ou desejar morrer, porém o
Senhor nos ajuda a sairmos do caminho tortuoso e nos põe em lugar seguro. O Senhor é a nossa
salvação e a nossa força. A esse Deus, toda honra, a glória e todo o louvor! Confiemos, pois Ele
tem o melhor para as nossas vidas!

 

Que a graça do Senhor Jesus seja com todos!
Eloyza Corrêa

Coordenação de Educação Cristã

Deixe um comentário

0
Connecting
Please wait...
Envie uma mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* E-mail
Descreva sua dúvida
Conecte-se agora

Precisa de mais ajuda?

* Seu nome
* E-mail
Descreva sua dúvida
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a ajudá-lo melhor! Não hesite em nos deixar qualquer comentário adicional.

Como você avalia nosso suporte?