OS PLANOS DO SENHOR PARA AS NOSSAS VIDAS

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o SENHOR; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
(Jeremias 29.11)
A história de José se inicia aos dezessete anos. Foi o filho amado de seu Pai Jacó, considerado o filho da velhice, jovem obediente, atendia a tudo quanto seu genitor lhe confiava.
Um dia, Jacó resolveu dar uma capa talar colorida de mangas compridas, presente digno de um rei. Isso levantou a ira em seus irmãos pois sentiam que o irmão era preferido de seu pai. José era conhecido como sonhador, ele sonhou que os seus feixes ficavam em pé e os dos seus irmãos inclinados diante dele, outra vez, ele sonhou que o Sol, a Lua e onze estrelas se inclinavam diante dele. Os sonhos intrigavam aos irmãos ao ponto de o invejarem e desejar-lhe a morte. “De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. Vem lá o tal sonhador! Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos. (Gênesis 37. 18-20) ”
José não foi morto pelos irmãos naquele momento, porém o venderam como escravo a uma caravana de ismaelitas, homens comerciantes de aromas, bálsamos e mirra que seguiam caminho rumo ao Egito. Chegando ao local de destino, os ismaelitas o O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA. Provérbios 9.10
venderam ao comandante da guarda real de Faraó. Este se chamava Potifar, a princípio, colocou José como seu escravo para trabalhar em sua residência, vendo que José prosperava em tudo o que fazia, o comandante o promoveu para ser seu mordomo. O jovem sonhador agora era o administrador da casa do comandante real. A mão do SENHOR era com José e o abençoava em tudo o que ele fazia. (Gênesis 39. 2-3). Desde que se tornou mordomo da casa de Potifar, o SENHOR abençoou ao egípcio por amor de José.
Potifar o confiou tudo que tinha em sua casa. A Palavra de DEUS nos relata que José era formoso de porte e
de aparência… (Gênesis 39.6). Então, a esposa de Potifar lançou propostas a José para que o mesmo se envolvesse com ela, porém José não aceitou e com isso a mulher levantou falso testemunho a respeito do jovem hebreu, ao ponto de seu senhor o lançar em uma prisão. No entanto, mesmo sendo lançado ao local de aprisionamento, inocente que era, manteve-se fiel ao SENHOR e no cárcere se via prodígios sobre a vida de José, pois todas as obras
de suas mãos eram abençoadas por DEUS. O SENHOR era com ele!
José foi um homem bem-aventurado e de sonhador, passou a interpretar os sonhos dos prisioneiros, mais tarde também, interpretou os sonhos do rei Faraó que o constituiu como governador do Egito. Abaixo de Faraó a autoridade máxima era José, todos teriam que se prostrar diante dele, inclusive, seus irmãos, nisto se cumprindo sobre os sonhos de mocidade. José sustentou toda sua família e entendeu que era plano de DEUS, em passar aflições por sua vida. José verdadeiramente foi ramo frutífero junto à fonte e seus galhos se estenderam além do muro.
Seu Pai Jacó proferiu a benção correta a seu respeito, em Gênesis 49. 22 podemos comprovar, pois ele preservou a vida de seu povo, assim como de outros povos que vinham a ele para comprarem mantimentos.

A Palavra de DEUS nos fala: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam. (1 Coríntios 2.9) Assim também, cada um de nós temos muitos sonhos, elaboramos planos em nossas vidas e na maioria das vezes, dificuldades vão bater em nossa porta, tempestades virão, que poderão ser inúmeras, como por exemplo: problemas familiares, de saúde, vida
profissional, vida sentimental, espiritual…Vão até querer nos jogar em uma cisterna e em alguns casos, pessoas serem juradas de morte, porém, não podemos esquecer que a Palavra de DEUS nos fala: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
(Romanos 8.28) Contudo, os planos de DEUS para as nossas vidas, são de paz e não de mal, para nos dar um futuro e uma esperança.
DEUS tem o melhor para nós!
O ano de 2020 se inicia e com ele muitas batalhas serão travadas, o SENHOR garante que apesar de todas as tribulações que poderemos passar aqui nessa terra, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou! Creiamos em DEUS, pois somente Ele pode conduzir o nosso caminho para um futuro promissor. O SENHOR pode fazer o melhor para nossas vidas!
Creia nisto!
Que a graça do Senhor Jesus seja com todos!
Eloyza Corrêa
Coordenação de Educação Cristã
educrista@idanelson.com.br

 

 

Leave A Comment